Existem inúmeras razões que levam ao desenvolvimento de problemas na coluna, desde um desvio postural, um desequilíbrio muscular, um esforço repetitivo, entre outros. Caso aconteça com você o melhor a fazer é procurar um ortopedista, lembrando que as dicas que darei agora são preventivas e ajudam a proteger a coluna.
Para evitar dor nas costas
1 – Alongamento: fazer um bom alongamento sempre é bom. Mas não pense que aquele alongamento que você faz depois do exercício é suficiente. Alongar antes de dormir ou quando passar muito tempo sentado na frente do computador, por exemplo, é recomendado para prevenir dores lombares, veja esses exemplos de alongamento para fazer quando ficar muito tempo sentado.
2- Aquecimento: sempre necessário antes de qualquer atividade, principalmente das que exigem movimentos da articulação da coluna. Faça movimentos com a coluna, quadril e aqueça músculos lombares e abdominais.
3- Postura: esse deve ser o mais difícil para a maioria das pessoas. Prestar atenção e corrigir sua postura no dia-a-dia previne dores na coluna, causadas por desvios posturais.
4- Fortaleça o abdômen: o abdômen não serve apenas para ficar trincado, o abdômen é um dos principais protetores da região lombar. Faça exercícios abdominais com frequência e contraia os músculos abdominais durante todos os exercícios.
5- Estabilizadores: são músculos mais internos e têm como função estabilizar as articulações. Ao trabalhá-los você adquire resistência e força, assim em momentos de maior instabilidade ela terá uma resposta mais rápida evitando lesões na coluna. Você pode trabalhá-los com exercícios de instabilidade.
6- Exercícios para lombar: poucas pessoas têm o hábito de treinar a lombar. Há muitos exercícios diferentes para isso que, embora não alterem a estética, fortalecem os músculos da coluna, prevenindo-a de dores e lesões.
7- Lembre-se dela na sua atividade: quando você for praticar qualquer atividade, lembre-se da coluna. Algumas atividades como pedalar, nadar e correr exigem muito da coluna.
Os espelhos da academia são perfeitos para corrigir sua postura durante os exercícios, principalmente durante atividades que demandam muito da coluna como agachamento livre e stiff.
8- Se há dores há solução: caso você já venha sofrendo de dores ou se já sofre de algum problema na coluna, o caminho é o descrito nas dicas acima, uma vez que o tratamento para a maioria dos problemas de coluna é o fortalecimento da mesma. Consulte seu ortopedista e depois de diagnosticado, procure seu professor para saber a melhor atividade e exercícios para você.
Comments