Estrutura de fundamental importância no corpo humano, o menisco tem a função de amortecer os impactos aplicados ao joelho em seu arco de movimento. A dor no joelho, sobretudo em atletas que praticam atividades como a corrida, pode indicar a lesão nesta estrutura.
Degeneração natural é uma das principais causas
Essenciais na biomecânica normal do joelho, o menisco age como estabilizador, amortecedor e distribuidor de carga dentro da articulação. A maior parte das lesões de menisco relacionadas a esportes são causadas por entorse do joelho, comum em movimentos de flexão - como no caso dos jogadores de futebol ou lutadores - ou de impacto - como uma bailarina que se desequilibra.
Já no caso de praticantes de corrida, a lesão no menisco normalmente é desencadeada por microtraumas de repetição, em que o amortecedor do joelho é utilizado com tanta frequência que acaba por se desgastar naturalmente. Conforme a idade vai avançando, esse desgaste torna-se mais comum, pois com ela ocorre uma degeneração no colágeno, a desidratação dos tecidos corporais e a redução da capacidade de amortecimento das articulações. O tratamento deste tipo de lesão nesta fase da vida depende de diversos fatores, e vai variar conforme a história clínica do paciente e as condutas do médico que o acompanhará. É possível apenas o acompanhamento médico - sobretudo para pacientes com mais de 50 anos - para casos em que a razão da lesão é apenas o desgaste natural. Alguns médicos optam também pelas aplicações intra-articulares de ácido hialurônico, componente já presente no líquido sinovial da articulação quando ela está saudável. Para casos mais graves, a intervenção cirúrgica pode ser necessária, apesar de ser a última escolha médica antes de eliminar todas as demais possibilidades de tratamento. #lesõesnomenisco #menisco #lesão #fratura #ortopedia #ortopedista
Comments